terça-feira, 28 de abril de 2015

Ser Pedagogo Social


O trabalho do Pedagogo Social é indispensável nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, pois contribui nas ações das equipes transdisciplinares. 
De início, o Pedagogo Social necessita delimitar seu espaço e perceber-se como profissional que presta serviço à Assistência Social. A partir daí, deve compreender os usuários da política pública se assistência social como indivíduos que necessitam  reconhecer-se enquanto sujeitos de direitos e pessoas que necessitam resgatar sua identidade, autoestima e em busca de autonomia e empoderamento.
O trabalho do Pedagogo Social não é tão fácil, pois o profissional precisa ter a sensibilidade de atrelar os saberes educacionais aos saberes das ações desenvolvidas na política de assistência social, dessa forma,ele deve compreender as pessoas como sujeitos em formação e que é preciso ultrapassar os muros da escola e garantir as famílias a garantia de acolhida, renda e de fortalecimento dos vínculos ou reconstrução daqueles que seus vínculos já foram rompidos.
O que pode fazer o Pedagogo Social nos Serviços Socioeducativos?
* Busca Ativa;
* Visita as famílias, 
* Acompanhamento do rendimento escolar;
*Acompanhamento da frequência nos Serviços;
* Acompanhamento ao planejamento pedagógico com os educadores sociais;
* Promover capacitação continuada para educadores sociais;
* Atividades grupais;
* Reuniões com as famílias;
* Palestra para divulgação dos serviços;
* Elaboração de material gráfico e didático;
* Outras atividades afins com a equipe técnica.Diante os estudos realizados na área, e atrelando a prática educativa, é possível compreender que o ato de educar poderá acontecer em qualquer lugar, então para essa prática social, o escritor que pode contribuir muito é Paulo Freire, principalmente  no livro Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa.´É um livro que possibilita entender as competências e habilidades de um educador, e para o Pedagogo Social, este deverá ser o livro de cabeceira, pois educar nos dias atuais requer compreender o educando como um todo e educar-lhe integralmente.

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