sábado, 28 de março de 2015

O PROCESSO EDUCATIVO ULTRAPASSA O AMBIENTE ESCOLAR

 A escola é apenas uma instituição em que acontece parte do processo educativo, outros espaços podem ser mencionados como a família, locais que proporcionam lazer e cultura, círculo de amizades e veículos de comunicação de massa.
O dicionário Aurélio define que educação é o “(…) processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual ou moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social”.
Enquanto os animais vivem de instintos, a maior parte do conhecimento humano acontece por meio da educação que se aprende com os pais e a escola.
O início da formação da criança começa com a família que ensina o que é certo e errado, o modo como deve se comportar e respeitar as outras pessoas, e assim aos poucos essa criança vai sendo preparada para viver em sociedade.
Na próxima etapa do processo educativo entram em cena as escolas, onde os alunos adquirem os conhecimentos da área do saber, das disciplinas de língua portuguesa, estrangeira, matemática, história, geografia etc.
Essas instituições também dão continuidade ao processo que foi iniciado pela família, educando a criança e o adolescente sobre as questões ligadas à comunidade, meio ambiente, cidadania e outros assuntos que fazem parte da vida e do dia a dia das pessoas.
Diante dessa realidade, muitas escolas estão optando em fazer o uso de estratégias extra sala de aula para assimilação de conteúdos dados em teoria.
Não limitando o aluno a aprender só em casa ou na escola, mas com os amigos, o teatro, o museu, a música, a tecnologia, o jornal impresso, a internet, a revista, a televisão, entre outros que também fazem parte dos processos de educação das gerações de hoje que aprendem e desafiam os conhecimentos, valores e comportamentos das gerações anteriores.
Fonte: Revista Escola (Adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário